Série Os Básicos: Peças coringas pra ter no seu guarda-roupa

As peças que entram para a Série dos Básicos são aquelas que circulam muito fácil do dia pra noite, ou de um ambiente pro outro, podendo ir de um corporativo a um simples passeio no shopping. Elas se ajustam facilmente tanto com outras peças, por serem de fácil combinação, quanto entre si justamente por serem as coringas do armário. Para elas, especificamente, vale um bom investimento, porque tenha em mente que você pode usá-las muitas e muitas vezes, além é claro de terem uma vida longa no seu guarda-roupa. São elas:

pecas_basicas_par_de_jeans

Se você olhar ao seu redor vai perceber que ele é o queridinho de homens e mulheres. O ar que você quer dar pro seu jeans depende do jogo de peças que você adicionar ao look pra formar o conjunto. A construção jeans + top + terninho + scarpin, por exemplo, passam uma mensagem de elegância, enquanto jeans + camiseta + tênis a de uma mulher mais despojada.

calcajeans_montagem

Dicas:

– Se você é dona de um belo par de pernas e não tão grossas, a calça jeans skinny que é mais justinha ao corpo pode ser uma ótima opção.
– Se o objetivo é disfarçar o quadril e a região da cintura, opte por uma calça flare que tem uma abertura maior na barra, se assemelhando ao formato boca de sino, mas com uma abertura não tão exagerada. Este modelo dá um equilíbrio visual melhor, tirando a atenção destas áreas.
– Caso você tenha uma cintura que vale a pena valorizar, pode escolher uma jeans de cintura alta.

pecas_basicas_terninho

Caso a opção aqui seja adquirir o seu primeiro, um terninho preto é a escolha mais interessante. Com o tempo, aí sim invista em cores como azul marinho, cinza e bege, que são de fácil combinação. O terninho transita principalmente no ambiente de trabalho, mas não fica restrito a ele. Além de usá-lo com calças jeans, por exemplo, você também pode perfeitamente combiná-lo com saias, vestidos e shorts.

montagem_terninhos2

Dica: Para parecer mais alta aposte num terninho que ultrapasse a cintura.

pecas_basicas_top

Um bom top não precisa ser grudado ao corpo, pode ser mais soltinho pra te dar um conforto e mobilidade maiores e, principalmente, ser de fácil vestimenta pra diversas ocasiões, o que já não acontece com um que mostre cada contorno do seu corpo.

top_montagem

Dica: Você pode pensar em tops que sejam lisos, sem estampas, pra poder usar na construção de diferentes looks e, neste caso, pra contrapor este “liso” aposte em acessórios como colares, braceletes, pulseiras e brincos, na sua devida dosagem, e não tudo de uma vez pra não ficar um visual “poluído”, afinal menos é mais.

pecas_basicas_cardiga

Ele pode ser a peça-chave se o clima não está nem pro frio ou calor muito intensos. Mas, se você precisar se proteger de temperaturas mais baixas, procure por cardigãs feitos de lã ou cashmere, que aquecem bem. Já pra temperaturas mais quentes, aposte em tecidos como algodão, viscose e linho, que permitem melhor circulação do ar entre as fibras. Esta peça fica harmoniosa em diferentes looks, porque você pode usar com saias, calças, shorts e vestidos.

cardiga_montagens

Dica: Se você for baixinha, gordinha, ou as duas coisas, pode investir em um cardigã reto, ou seja, sem bolsos laterais que dão a sensação de um volume a mais, e em peças que tenham o comprimento que ultrapasse a cintura, assim dá a impressão de alongamento do tronco. Procure também usá-lo aberto. Já se você for alta, magra, ou também as duas coisas, faça o oposto e use modelos mais curtos. Uma ótima escolha é justamente o de colocar o cinto por cima para dar a impressão de “quebra” de continuidade do look.

pecas_basicas_vestidinho_preto

O vestidinho preto sem mangas ou com mangas mais curtas é uma peça versátil que pode ser usada em diferentes ocasiões, seja num coquetel, um encontro, no trabalho ou uma ida ao shopping. Ele precisa ter um caimento perfeito em você, pra isso experimente quantos forem necessários pra encontrar aquele que fica ideal no seu corpo ou faça os ajustes necessários na costureira. Um cinto dá um charme a mais no visual.

vestidinho_montagem

Dica: Um dos jeitos para usá-lo durante o dia é na combinação cinto + lenço + sapatilha e todos num tom similares. Para a noite, você pode usá-lo com casaquinhos mais sofisticados + sapato de salto + cinto mais trabalhado.

pecas_basicas_camiseta_branca

Dispensa longos comentários já que a simplicidade e neutralidade dessa peça fazem dela perfeita pra inúmeras combinações, sejam com saias, calças, shorts, casacos, acessórios e sapatos diferentes, todos estes nas mais diversas cores. Depois do branco, você também pode apostar em camisetas na cor preta e marinho.

camisetabranca_montagem

Dica: Tenha uma do seu manequim exato, que fique com uma leve folga, e evite as muito largas.

pecas_basicas_jaqueta_de_couro

A essencial é na cor preta, e caso você opte por ter uma filha única, a princípio invista em uma peça de excelente qualidade, e que de preferência seja básica, sem adornos de metais, por exemplo, justamente pra não perder a característica de combinar com tudo.

jaquetacouro_montagem

Dica: Uma jaqueta de couro de ótima qualidade é macia ao toque.

pecas_basicas_camisa_branca

Ela deixa o visual sofisticado e elegante. É uma peça que você pode e deve ter, sem dúvidas. Quando pensamos em camisa branca, automaticamente pensamos em usá-la no ambiente de trabalho, e claro que ela é ótima para formalidades. Mas não se prenda a este conceito, já que por ser versátil ela transita muito bem em ocasiões informais.

camisabranca_montagens

Dica: Prefira as que são feitas de algodão com pouco elastano, feita nesta combinação a peça terá uma qualidade e aparência melhores.

pecas_basicas_saia_lapis

Uma peça que também transmite elegância. O comprimento pode ser na altura dos joelhos, um pouco acima ou abaixo, vai depender do que te deixa mais confortável. A básica para ter no armário com certeza é a preta. Mas, com o tempo você pode investir em outras cores.

saialapis_montagem

Dica: Você pode optar por uma saia levemente rodada para substituir a saia lápis, caso este não seja seu estilo.

pecas_basicas_jaqueta_jeans

A famosa jaqueta jeans combina com tudo. Usar as mangas dobradas confere um charme especial pro look. Para esta peça, também escolha um modelo que caia perfeitamente bem em você, do seu tamanho exato e de preferencia sem bordados ou extras na roupa, use ela na “versão original”.

jaquetajeans_montagem

Dica: Para um look bem feminino, acrescente uma peça com estampa floral, como por exemplo um vestido floral + jaqueta jeans + sapatilha nude. Fica um charme!

Comentários

  1. Por Giovana Marques
    9/05/2017 às 13:44

    Olá, adorei as peças coringas que você apresentou Li. Algumas delas até já tenho no meu guarda roupa, mas outras eu não tinha percebido o quanto são versáteis na hora de criar um look do dia simples e versátil. Gosto muito desse site: http://www.modait.com.br/ para ter ideias de looks, inspirações. A vitrine on-line é muito legal. Indico! :}

    • avatar
      Por Li Guedes
      9/05/2017 às 15:59

      Oi Gi! Que bom que curtiu o post! =]
      Ah que bacana, vou acessar. Obrigada pela dica!
      Beijos S2