Storybook Cosmetics: Maquiagem inspirada em livros de fantasia

Uma coleção de pincéis super criativa me chamou a atenção esta semana. A marca, chamada Storybook Cosmetics, foi lançada no fim do ano passado com conjuntos de pincéis e paleta inspirada em livros de histórias infanto-juvenis, como Harry Potter. Neste caso os pincéis são de definição para maquiagem de olhos bem elaboradas (pra saber os básicos que eu indico pra ter clica AQUI).

Agora eles estão prestes a lançar novos conjuntos, como o delineador em formato de pena, além de outros produtos inspirados na trilogia de Jogos Vorazes e A Fantástica Fábrica de Chocolate. A média de preço é de 50 dólares para paletas de sombra e pincéis, já os batons custam 14 dólares. Ah, e eles enviam para vários países em compras feitas através do site, inclusive pro Brasil =)

Dos produtos já disponíveis para compra estão pincéis com formato de rosa com os cabos verdes e as cerdas vermelhas, e eles garantem que a pigmentação das cerdas não sai. Agora, sem dúvidas, os que mais me chamaram a atenção têm formato de varinhas no melhor estilo Harry Potter, assim como a paleta de cores que sai de um livro. É ou não é pura magia?

 

Um pouco de fantasia não faz mal a ninguém, não é mesmo?

Minha coleção de pincéis de maquiagem

Os primeiros pincéis de maquiagem que comprei foram da Mary Kay num kit com uns 5 ou 6 pincéis. Depois comprei um kit específico pra fazer maquiagem nos olhos da Sigma e depois fui comprando pincéis avulsos à medida que precisava.

Primeiro acho importante frisar que não é preciso ter todos estes pincéis. Eu tenho eles porque fiz um curso de maquiadora e preciso ter uma variedade maior. Se você está pensando em investir em pincéis você pode ver este post AQUI sobre pincéis básicos de maquiagem.

pinceis-maquiagem-todas-as-estacoes-01

O duo fiber que tenho é da marca Dailus, número 15. No momento posso dizer que não troco preparação de pele com outro pincel sem ser o duo fiber. Tem um post explicando sobre os benefícios deste tipo de pincel aqui. Mas posso adiantar que ele deixa a pele com uma aparência aveludada =)

Já este da marca Ariana (é o único que tenho desta marca) eu uso pra passar a base. Ele é super macio e espalha bem o produto. No momento tenho usado o duo fiber pra aplicar a base, e passo o pó translúcido pra selar a make (pra ver os benefícios do pó translúcido tem um post só com dicas de como usar AQUI).

pinceis-maquiagem-todas-as-estacoes-02

Os pincéis língua de gato (Bobbbi Brown e Dailus, número 13) podem ser usados pra base ou pra aplicação de corretivo, claro que dependendo da área que você quer corrigir. Eu particularmente não gosto de aplicar base com eles, porque não acho muito prático. Então geralmente só uso quando faço maquiagem em alguém, aí alterno entre os dois, um eu uso pra aplicar hidratante na preparação da pele após a limpeza e o outro uso pro corretivo abaixo da região dos olhos (Clica AQUI pra ver as diferentes formas de usar o corretivo).

pinceis-maquiagem-todas-as-estacoes-blog-03

Os pincéis da Sigma são estes aqui embaixo. O E60 e o E40 são ótimos pra esfumar. Ambos são de cerdas naturais e ajudam a dar aquele efeito de suavização na sombra. Já o E55 eu gosto de usar pra aplicar a sombra na pálpebra ou mesmo pra mesclar uma sombra na outra dando aquele efeito de degradê entre as cores. O E30 é o pincel lápis, porque o formato dele é pontudinho e é um pincel bem firme, que eu gosto de usar pra aplicar sombra na parte inferior do olho (na base dos cílios inferiores), colocar um ponto de luz no canto interno dos olhos ou até mesmo iluminar o arco da sobrancelha. E o E65 é o famoso chanfradinho que pode ser usado pra preencher a sobrancelha, aplicar sombra na base dos cílios inferiores se você quiser um traço mais fininho ou então pra fazer o delineado com um produto em gel.

pinceis-maquiagem-todas-as-estacoes-blog-01

Já os próximos são da Mary Kay e vieram naquele kitizinho que mencionei. Eles são de cerdas naturais e ótimos pra esfumar. O primeiro da foto, de base cromada, é ótimo pra fazer Smoky Eye. Depois de passar um lápis preto cremoso na pálpebra e venho com ele para espalhar o produto em direção à metade da pálpebra.  Já o segundo (o pontudinho) é específico pra marcar o côncavo porque ao mesmo tempo que aplica também pode ser usado pra esfumar. Já o terceiro eu gosto de usar pra aplicar a sombra e o quarto também é o chanfradinho.

pinceis-maquiagem-todas-as-estacoes-06

E vocês, conhecem estes pincéis? Gostam? Se tiverem outras marcas e modelos que gostem deixem aí nos comentários que adoro conhecer novos pincéis!

Como limpar pincéis de maquiagem

como-limpar-pinceis-de-maquiagem-01

Uma leitora me pediu um post explicando como limpar pincéis de maquiagem. Não tem segredo, faço de um jeito bem simples que aprendi com um maquiador. Você pode limpar os de cerdas naturais num processo diferente dos de cerdas sintéticas. De qualquer forma é muito importante manter todos bem limpinhos, pelo menos a cada quinze dias para quem não usa com tanta frequência ou uma vez por semana caso você use bastante.

A higienização dos pincéis é um processo muito importante e que não deve ser pulado. Não sei se vocês se lembram do caso de uma moça que teve um sério problema de saúde, no caso ela ficou paraplégica, por usar o pincel da amiga pra cobrir uma espinha. Pois bem, por ficarem muito expostos acumulam poeira, mas, além disso, acumulam também as células mortas da pele e é claro, bactérias. Agora imagine toda essa sujeira indo pro seu rosto. Meio nojento, não é?

cerdasnaturais

Nos de cerdas naturais, que é mais molinho e absorve mais produto (geralmente usado pra pó), você pode fazer a lavagem com shampoo Johnson, aquele amarelinho de bebê. Umedeça as cerdas e coloque uma pequena quantidade de shampoo na palma da mão, tipo o tamanho de uma moeda pequena, e esfrega com delicadeza em movimentos vai e vem.

Depois, passe na água corrente e se a cor das cerdas ainda estiver meio suja, coloque mais um pouco de shampoo na palma da mão e repita o processo até a espuma não ficar mais colorida. Depois disso, você pode ainda fazer o mesmo procedimento mas usando o condicionador, e então passar na água corrente novamente. É importante ter em mente que as cerdas merecem o mesmo cuidado que os cabelos justamente pra terem maior durabilidade.

A limpeza dos pincéis mistos, que mesclam cerdas naturais e sintéticas, pode ser da mesma forma, com shampoo e depois condicionados.

como-limpar-pinceis-de-maquiagem-02

cerdassinteticas

Estes pincéis são mais usados pra produtos cremosos, como base e delineador. Você percebe que as cerdas são sintéticas por serem mais durinhas. Como são mais firmes e também mais resistentes, limpar eles só no shampoo e depois passar na água corrente já é o suficiente.

O ideal é deixar secarem naturalmente. Você pode colocar uma toalha de rosto seca ou até mesmo papel higiênico embaixo deles e esperar de um dia pro outro até estarem secos por completo. De preferência, antes que sequem, você pode ajeitar as cerdas com os dedos pra voltarem ao formato original, principalmente com os naturais, porque os sintéticos tendem a voltar à forma com mais facilidade.

De maneira alguma deixe secar ao sol, coloque todos para secarem num ambiente fresco. Por isso o ideal é fazer a higienização num dia em que você realmente não vai precisar usá-los, ou então com um bom espaço de tempo entre a limpeza e o uso.

como-limpar-pinceis-de-maquiagem-03

Série “Os Básicos”: Pincéis de maquiagem

Este é o primeiro de uma série de posts sobre itens básicos para uma produção ser considerada bem interessante. A gente sabe que não dá pra comprar tudo o que nos sugerem nas propagandas, certo?

Uma porque nem sempre os preços são acessíveis, ou então porque aquele produto pode se tornar “mais um” na nossa nécessaire ou guarda-roupa já que nem todo mundo tem tempo de bolar ideias diferentes ou pesquisar como usar determinada peça de roupa, acessório, cores, make, e afins.

Por isso, pra facilitar as coisas, vou mostrar pra vocês uma série dos amados básicos. Vou selecionar tudo o que é essencial para uma make e um visual impecáveis sem muita complicação. E o melhor de tudo é que sempre é possível fazer inúmeras combinações dentro daquilo que selecionamos como meramente “básico”.

Pra começar a série selecionei os pincéis de maquiagem protagonistas e que (melhor de tudo) não vêm numa lista de 50 itens!

pinceis_2

Pincéis de rosto

1) Pincel para pó: tem o formato de uma cúpula grande que é para resultar numa aplicação bem homogênea (cerdas naturais) – Mary Kay
2) Pincel para contorno: tem formato pontiagudo (cerdas naturais) – Mary Kay

Pincéis de olho

3) Pincel de sombra: cerdas arredondadas para aplicar a sombra na pálpebra (cerdas naturais) – Mary Kay
4) Pincel de esfumar: ideal para misturar sombras criando efeito degradê (cerdas naturais) – Sigma E40
5) Pincel chanfrado: multifuncional, seja para a aplicação de delineador em gel, passar sombra na base dos cílios inferiores ou preencher as sobrancelhas (cerdas sintéticas) – Sigma E65
6) Pincel angular: também pode ser usado para aplicar sombra em toda a pálpebra, mas principalmente aplica o produto pontualmente no côncavo (cerdas naturais) – Sigma E70

Com certeza poder ter toda aquela gama de pincéis para criar efeitos diferentes é o sonho de toda mulher que adora arrasar na make! Mas se você quer começar aos poucos e investir em alguns acessórios para fazer uma maquiagem incrível, estes são os que você com certeza pode usar sempre. O próprio maquiador Duda Molinos conta que no início da carreira tinha pouquíssimos produtos como recurso e nem por isso não conseguia fazer ótimas produções. Aos poucos você pode ir aumentando sua coleção, mas definitivamente estes são os meus essenciais de pincéis!