Mudar de Carreira aos 30 é Possível?

mudar de carreira

Nos dias de hoje não é estranho você ter uma amiga, prima ou conhecida que mudou de carreira aos 30 anos, não é? Eu conheço algumas e acredito que você também! Cada vez mais mulheres têm buscado uma nova carreira aos 30, 40 e até 50 anos, mas você sabe o por quê?

Quando jovens, somos influenciadas por nossos pais, avós e parentes próximos que querem nos dizer qual carreira seguir. Eles nos dão sugestões e algumas vezes até nos impõe qual curso realizar, qual caminho seguir. Claro que eles fazem isso por amor, querendo o nosso melhor e visando um benefício futuro, uma carreira que na visão deles trará ganhos financeiros, status, segurança e por aí vai.

Mas a pergunta que ninguém faz é: O que de fato você quer para a sua vida? O que realmente te faz feliz e realizada?

Como o normal é escolher um curso superior aos 17 anos, ainda não temos muito claro essas questões porque é preciso ter autoconhecimento para respondê-las. A pressão da decisão nos faz ir pelo caminho que escolheram pra nós e muitas vezes vem a frustração.

Algumas mulheres se formam, conseguem um emprego bacana, iniciam uma carreira com boas condições de serem bem-sucedidas. Mas quando chegamos aos 30 anos nos deparamos com algumas questões mais profundas do tipo: Será que é isso mesmo que quero fazer pelo resto da minha vida?

Com essas perguntas na cabeça e já mais maduras, muitas optam por se casarem e/ou se tornam mães nessa fase da vida, onde certos valores são revistos e aquela escolha profissional feita há 13 anos já não parece mais fazer tanto sentido. Assim, surge um incomodo e uma certa frustração com a carreira escolhida e sua rotina diária.

E você me pergunta: o que fazer nesse caso? Eu te respondo, faça uma autoanálise! Você precisa levar em consideração alguns pontos:

Quais são seus valores pessoais?

 Quais são os seus talentos?

 O que você mais gosta de fazer?

 E por último, se não precisasse de dinheiro para viver, o que você faria diariamente?

É claro que toda mudança requer que você saia da sua zona de conforto ou zona de segurança, como prefiro chamar. Você precisa estar disposta ao novo, novas ideias, novas pessoas, novos desafios e nova rotina.

Lembre-se que seus pais fizeram essas escolhas por amor, com boa intenção, então sempre honre seus pais e sua história, afinal foi ela que te trouxe até aqui e cabe a você a decisão de mudar ou de seguir em frente. As suas escolhas de hoje refletirão no seu sucesso de amanhã, pense nisso!

E você, já teve vontade de mudar de carreira após os 30 anos?

 

*Texto escrito por Daniela Augusto, coach de realização profissional para mulheres

💌  contato@danielaaugustocoach.com.br
 @danielaaugusto_coach