Cupcake com Cacau 100%

cupcake-receita-chocolate-todas-as-estacoes-patt-baleeira

O cupcake apareceu pela primeira vez no livro “American Cookery”, de 1796, o primeiro livro de receitas escrito por uma americana, neste caso a autora foi Amelia Simons. Ela fez a anotação de “um bolo para ser assado em pequenas xícaras”.

E digo mais, o cupcake tem uma participação bem interessante no mundo da moda. Explico! Ele aparece em filmes queridinhos dos fashionistas como O Diabo Veste Prada e Sex and The City, como aquela famosa cena das pesonagens Carrie Bradshaw e Miranda Hobbes comendo uma dessas delícias enquanto estão sentadas em um banquinho bem em frente à padaria Magnolia Bakery, de Nova York. É bem provável que você já tenha experimentado um delicioso cupcake em algum momento da sua vida, mas saiba que é bem simples inclusive de preparar por conta. Separei uma receita de massa com 100% cacau e ainda dois tipos de cobertura para você escolher a que desejar mais.

Para a massa:

INGREDIENTES
3 ovos
60g de manteiga sem sal
550g de trigo
200ml de leite morno
240g de cacau em pó 100% (SICAO CALLEBAUT)
8g de fermento em pó

Bater claras em neve e reservar. Depois bata as gemas, manteiga e o açúcar até formar um creme. Acrescente aos poucos o trigo, misture com o chocolate, alternando com o leite morno, para massa ficar leve. Em seguida misture o fermento em pó. Por ultimo, incorpore delicadamente às claras em neve. Despeje a massa em uma assadeira para cupcakes,e forno preaquecido 180C por 35 minutos.

Cobertura de Ganache com Chocolate e Morangos
Derreta 200g de chocolate fracionado em banho maria, depois acrescente 10ml de mel e 100ml de creme de leite. Cubra os bolinhos com este creme e morangos.

Outra opção de cobertura:
Paçoca de Colher

1 lata de condensado
1 creme de leite
6 unidades de paçoca rolha
Em fogo baixo, colocar o condensado creme de leite e paçocas. Mexa até dar o ponto de cobertura (desgrudar da panela) mais ou menos por 5 minutos.

Banner vector designed by Freepik

Comentários

  1. Por Patt Baleeira
    21/11/2015 às 09:40

    Oie!

    Óbvio que amei né?
    Dica: Fica uma delícia com chantilly!