Pó na maquiagem, Precisa mesmo?

pó maquiagem

Dia desses eu estava na casa de uma amiga e enquanto a gente conversava ela se maquiava pra sair. Papo vai, papo vem, ela me perguntou se a base que ela estava usando era boa, porque saia muito rápido. Eu logo perguntei: “Você passa pó depois?”. Ela me olhou e disse: “não, por quê? Precisa?”.

E pensando nessa pergunta que ela me fez, resolvi escrever este post. Mas já te adianto que a resposta é: sim! Com certeza precisa passar o pó e eu vou explicar a importância dele na composição da maquiagem. O pó em si é um produto finalizador e por isso eu recomendo passar por último, depois de tudo. Isso porque a textura cremosa da base ajuda a aplicar o blush, o iluminador, a sombra nos olhos, enfim, todos os demais produtos sem prejudicar a pigmentação. Depois, quando estiver tudo pronto, é só selar a pele, ou seja, aplicar o pó compacto, translúcido, ou o tipo de pó que você tem na sua casa.

O pó dá mais durabilidade pra make, ou seja, quando você cumprimenta alguém com aquele beijinho no rosto ou fala no celular, ela impede que a base vá ficando no rosto dos amigos, na blusa, na tela do celular, e por aí vai. Esse “rastro” que a gente deixa é justamente pela falta da selagem com a aplicação do pó. Faz sentido, né?

O pó também pode ser usado como um truque para ajustar o tom da pele. Digamos que se você passar uma base num tom abaixo do da sua pele dá pra corrigir da seguinte forma, você aplica um pó que tenha um tom acima justamente pra tentar igualar esta diferença. Esse truque é muito usado por maquiadores na “correção” da tonalização.

E você? Que tipo de pó você prefere, os compactos ou os soltos? Escreve aí nos comentários =)

Maquiagem verão 2018 valoriza look natural

As maquiagens apresentadas nas coleções de primavera verão 2018 reinventam o conceito de maquiagem do momento. Embora a clean make-up tenha conquistado cada vez mais adeptos ainda é muito comum a composição do trio corretivo+base+pó que tragam uma cobertura total para apagar quaisquer “imperfeições” da pele.

maquiagem verão 2018

Agora, a make natural veio com força total para trazer um ar mais fresh e verdadeiro da beleza feminina. As camadas e camadas de produtos para uma cobertura eficaz saem de cena e dão vez à pele levemente trabalhada que ressaltam detalhes da face. O corretivo aparece pontualmente nas áreas manchadas e é aplicado quase que superficialmente. O objetivo é justamente deixar quaisquer marcas ou manchas parcialmente apagadas. Assim, produtos que trazem hidratantes com pigmentos, como os BB Creams (o 3 em 1 com hidratante, FPS e base), são produtos em potencial uso.

As técnicas de contorno dão espaço para uma pele levemente iluminada. O blush vem em tons de pêssego ou um leve rosado para conferir somente um ar saudável e quase que imperceptível.

maquiagem verão 2018

Os olhos podem ganhar uma ou duas camadas de máscara, oposto ao efeito “cílios postiços”. Na pálpebra superior uma cor de sombra mais marcante, como o azul, coral ou verde se encarregam de trazer a cor mais vívida para a make.

O delineado mais expressivo pode contornar todo o olho para um olhar mais marcante, ou aparecer minimalista como um traço na parte inferior dos olhos. O glitter também apareceu de duas formas bem despojadas, seja sobre o delineado ou no canto interno ou externo dos olhos aplicado com os próprios dedos. E as sobrancelhas apareceram muitas vezes no formato natural e penteadas com máscara transparente.

maquiagem verão 2018

Nos lábios cores suaves continuam em alta para um leve brilho e uniformização. O nude aparece como grande aposta em diversos tons de batons e gloss. Melhor ainda se o produto trouxer benefícios como hidratação e proteção solar.

Em entrevista à Forbes, a maquiadora Monica Marino da NARS explica que todo o conceito apresentado durante os desfiles das últimas coleções foi inspirado no dito francês joie de vivre, que significa “alegria da vida”.

Ela diz ainda que a intenção foi “criar um look que celebra a vida através da luz e do brilho e que traz a felicidade e a alegria”.

A maquiagem sem esforço vem para ressaltar a beleza natural sem correções pesadas. As cores mais marcantes aparecem ressaltadas somente nos olhos, que ganham a cena da próxima estação.

Storybook Cosmetics: Maquiagem inspirada em livros de fantasia

Uma coleção de pincéis super criativa me chamou a atenção esta semana. A marca, chamada Storybook Cosmetics, foi lançada no fim do ano passado com conjuntos de pincéis e paleta inspirada em livros de histórias infanto-juvenis, como Harry Potter. Neste caso os pincéis são de definição para maquiagem de olhos bem elaboradas (pra saber os básicos que eu indico pra ter clica AQUI).

Agora eles estão prestes a lançar novos conjuntos, como o delineador em formato de pena, além de outros produtos inspirados na trilogia de Jogos Vorazes e A Fantástica Fábrica de Chocolate. A média de preço é de 50 dólares para paletas de sombra e pincéis, já os batons custam 14 dólares. Ah, e eles enviam para vários países em compras feitas através do site, inclusive pro Brasil =)

Dos produtos já disponíveis para compra estão pincéis com formato de rosa com os cabos verdes e as cerdas vermelhas, e eles garantem que a pigmentação das cerdas não sai. Agora, sem dúvidas, os que mais me chamaram a atenção têm formato de varinhas no melhor estilo Harry Potter, assim como a paleta de cores que sai de um livro. É ou não é pura magia?

Storybook Cosmetics

Storybook Cosmetics

Storybook Cosmetics

Storybook Cosmetics

Storybook Cosmetics

Storybook Cosmetics

 

Um pouco de fantasia não faz mal a ninguém, não é mesmo?

Produtos para fixar a sombra

Um dos erros que eu cometia assim que comecei a desbravar o mundo da maquiagem era o de aplicar a sombra na pálpebra sem nada por baixo, ou seja, direto na pele. Imagina a frustração! Claro que não pigmentava nada! Nem o preto pegava. E eu me perguntava: Por quêeee isso tá acontecendooo???

Pois bem, se você é iniciante no make-up world e comete esse erro, esse post é pra ti! =D Ele vai te ajudar a pensar em opções que te ajudem a deixar sua sombra com uma intensidade de cor digna. A sombra pode ser da marca que for, daquelas caríssimas, nadinha adianta se não tiver por baixo um produto que ajude a ressaltar a cor.

Por isso listei aqui algumas das opções que você pode usar como fixador pra que a sombra “pegue” na pálpebra e te deixe super feliz.

Lápis de olho: Se você optar por um lápis então tem que ser daqueles jumbos (gordinhos) e na cor branca. Um dos produtos bem queridinhos de várias blogueiras é o Jumbo da Nyx, que você deve ter ouvido falar. Ele ajuda muito na preparação da pálpebra e a aplicação é bem fácil.
O bom desse lápis é que você pode usar pra várias funções, dá uma olhada: fixar a sombra (claro), fazer a linha abaixo da sobrancelha pra definir (não esquece de esfumar isso pelamor), aplicar na linha d’água ou usar pra iluminar o canto interno do olho. Amigo do peito, diz aí? Fora que também é mais prático de usar: destampou, usou!

Dica: Quem tem a pele oleosa (tipo eu!) é melhor evitar o produto. A própria oleosidade da pele em contato com a cremosidade do produto não deixa a sombra durar muito tempo. Triste, porém real! E aí pode ser bem penoso pra conseguir aplicar a sombra e trabalhar com ela. Mas fica tranquila, que o que não falta no mercado são opções!

Fixador em creme: Sabe daqueles que vem num potinho? É desse que tô falando (como este da foto: Eye Shadow Base). Ele só não é mais cremosinho que o lápis jumbo. E pra quem tem unhas cumpridas fica mais difícil de aplicar sem um pincel, porque a gente sabe que metade do produto fica debaixo das unhas, a menos é claro que você tenha uma habilidade mestra Rsrs.

fixador-sombra-nyx
Fonte: marikapurena

Primer de olhos: Tem um post só sobre primer aqui! Alguns parecem uma colinha, como o da MaryKay, outros podem ter o tom da pele, como o da Urban Decay (este também acho meio oleosinho). Mas como sempre, testa na loja antes de comprar. Por favor, não testa nos olhos! Eu não uso nenhum produto de mostruário nos olhos ou nos lábios, aplico tudo no dorso da mão. Dpeois que passar o primer, não esquece de passar uma sobra qualquer por cima pra ver a textura do produto e se ele realmente destaca a sombra.

fixador-sombra-marykay

Corretivo: na falta de um fixador, nada que um corretivo não resolva. Corretivo é tudo de bom! Tem um post sobre várias utilidades pra este produtinho do bem AQUI. Ele prepara bem a pele para receber o produto em pó. Há quem sele o corretivo dos olhos com um pó translucido antes de aplicar a sombra, mas eu particularmente acho que a pálpebra recebe melhor o produto se estiver somente com o corretivo por baixo. Até porque a sombra já é em pó, então ela por si só sela a pele.

fixador-sombra-quemdisse